Neste último final de semana a equipe infanto da UCS conquistou vaga para as finais do Campeonato Estadual 2009.
A equipe se recuperou após sofrer derrota para a equipe do Corinthians de Santa Cruz em uma partida que estava equibilibrada até os 5 minutos finais, a partir daí, tudo começou a dar certo para os visitantes e errado para os donos da casa, perdendo a partida por 58x38 (fim do terceiro período 29x29).
O jogo de domingo tornava-se o mais importante do fim de semana, pois com a vitória, a UCS colocaria de vez os pés nas finais e não dependeria mais de outros resultados, pois caso perdessem, teria que entrar com a obrigação de vencer a Sogipa e ainda torcer por outros resultados.
Pois em um jogo emocionante, levaram a melhor. Assim como na primeira partida, a história se repetiu, muitos erros na parte ofensiva e um sistema defensivo perfeito deram uma vantagem para a equipe da casa (28x19), mas ai... veio o apagão do terceiro período e o CEAT-BIRA começou a virada, fechando em 33x38. A UCS voltou abatida pela virada, CEAT abriu 8 pts no marcador e procurava administrar a partida, mas faltando 2 minutos para acabar o jogo veio a reação e com 4 roubadas de bola consecutivas a UCS virou a partida para 56x53. O nervosismo tomou conta dos instantes finais e os erros se multiplicaram, a torcida foi ao delírio, a UCS ainda teve dois lances livres disperdiçados pelo cestinha da partida Angelo Boff (14pts) e o Bira apostou nos chutes de pts, não deu certo e a vitória veio.
Com a classificação garantida, ainda buscaram mais uma vitória tranquila sobre a SOGIPA por 80x62, classificando-se assim como segunda melhor equipe da chave empatada em vitórias com o Corinthians de Santa Cruz, mostrando assim o equilibrio que foi a chave.
O receita para o sucesso foi o grupo, em todas partidas, 4 atletas pontuaram acima dos 10 pontos. Destaque para Grégory Costa e Gustavo Citon no jogo contra sogipa 21 e 23 pts respectivamente.
No outro lado, classificaram-se União e Corinthians de Santa Maria, agora estas equipes, mais CEAT Bira de Lajeado (terceira melhor das duas chaves) fazem as finais de olho no título.
Também pelo estadual, a equipe Mirim da UCS ficou com o título da chave prata e em quinto no geral após vencer Sinodal por 58x39 e Sogipa por 67x29. O destaque foi o Armador Nicolas Villanova que somou 39 e 27 pontos em cada partida se tornando o cestinha da competição com 142 pts e uma média de 28.5 pontos por partida.
Agora as equipes infantis de Caxias se preparam para as finais. UCS e Juvenil fazem um clássico na sexta às 18h no ginásio Poliesportivo da UCS. As equipes ainda enfrentam União e Ceat-Bira na busca pelo título.
Programe-se:
Local: UCS
18h sexta UCS/Galópolis/Caxias x Clube Juvenil
Local: Clube Juvenil
9h sábado UCS/Galópolis/Caxias x União
11h Clube Juvenil x CEAT/Bira
18h CEAT/Bira x UCS/Galópolis/Caxias
20h Clube Juvenil x União