Consultando o site da FGB, descobri que Caxias do Sul ostenta um jejum de 18 ano no basquete de base masculino.
O último título foi do Recreio da Juventude em 1991, categoria pré-infantil. Se não estou enganado, ou se algum leitor quiser ajudar, deve ser a geração de Daniel Piccoli, James, Fausto, entre outros que jogam hoje o Citadino de Basquete pelos Veteranos do RJ.
Bom, trago isso a tona, pois a equipe infanto da UCS esta em preparação para as finais do estadual. Será que quebrará este jejum?
O mais próximo que a cidade chegou foi no ano passado com a equipe infantil do Clube Juvenil, vice-campeão (antes disso ficamos longe, terceiros, quartos, temos vários...).
Agora leitor, vamos a reflexão, afinal, este blog serve para isso também.
Este ano a cidade levou o título no adulto, após um excelente trabalho e planejamento de anos.
Comparamos agora com outros clubes que no passado levaram tal título. Teriam eles resultados na base?
O site da FGB nos trás os resultados em estaduais desde 1989 http://www.basquetegaucho.com.br/galeria-de-campeoes/64-masculino.html
Podemos pegar como exemplo o Corinthians de Santa Cruz, que levou títulos na base e adulto em 1990, 1991, 1992, para ai sim, realizarem campanhas em Nacionais e chegarem ao título em 1994.
O que quero dizer leitores é que além do investimento na alta performace, devemos olhar para a base de Caxias do Sul. Temos e devemos ter o "espelho" para nossos atletas, mas o que será deles no futuro.. planejamento à longo prazo? equipes universitárias? onde jogarão?
Dias atrás um atleta me disse: "Tenho que ser o melhor com 18 anos, ou estou fora, mas o senhor me disse que atingimos a maturidade para o esporte depois dos 25 anos, onde jogarei estes 7 anos?"
Os gestores esportivos, mídia ou simples admiradores do basquete deveriam olhar mais para este lado, afinal, somo país sede de Olimpíadas.
O último título em 1991 contava sim com o Daniel Piccoli, porém James e Fausto não faziam parte daquela equipe, e sim Rafael Ribeiro, Ruben Campagnollo, Leonardo Grazziotin, Gustavo Lourenci, Eduardo Costa entre outros.
ResponderExcluir