Profissionais da Natação do Centro Integrado dos Portadores de Deficiência Física realizam trabalho de referência em Caxias do Sul.
Atuar junto a pessoas com deficiência requer do profissional algo a mais que a formação técnica, o amor e a dedicação pelos alunos.
Busca-se na Nataçao do CIDeF, uma ação pautada na qualificação técnica e na valorização dos profissionais. Desde o início das atividades, em 2008, a Nataçao é Coordenada pela Professora Renata Ramos Goulart, que conta com o apoio de sua equipe: as professoras Trícia Dal Pubel e Ana Lucia Martins, os Acadêmicos de Educação Física Patrícia Kroth e Vinícius Freitas Flores que atuam como monitores. A psicóloga Suélen Rodrigues, contribui com ações junto as mães dos alunos, com o intuito de dar suporte as famílias.
Patrícia Kroth, acadêmica de Educaçao Física é monitora do CIDeF desde de março de 2011. Desempenha a maior parte das atividades com as crianças, mas também auxilia os adultos na adaptação ao meio líquido: “Desde que me decidi pelo curso de Educação Física, sempre pensei em atuar nessa área, acho um campo de trabalho bastante interessante e que vem cada vez mais sendo valorizado. Trabalhar com deficientes me faz sentir bem, é um aprendizado incrível, lições de vida e superação.”
Vinícius, é monitor do CIDeF a 2 anos: “o trabalho se torna bastante satisfatório no momento em que percebemos a alegria estampada na expressão facial daquelas crianças pelo simples fato de se sentirem autônomas ao praticar uma atividade física e, assim, percebemosos benefícios que o esporte pode proporcionar à vida de quem a ele adere.”
A psicóloga Suélen propõe uma intervenção que será focada principalmente para as famílias disponibilizando para elas um espaço e uma escuta diferenciada no sentido de dar um suporte de apoio, acolhimento para que possam cada vez mais se estruturar e se fortalecer para enfrentar as dificuldades do dia a dia, também dando a eles a oportunidade de protagonismo, a oportunidade de pertencimento, a autonomia do gesto, em busca de um bem estar e qualidade de vida.
No CIDeF, valoriza-se as potencialidades dos nossos alunos, mas é preciso contar com profissionais comprometidos e responsáveis, que busquem desenvolver nos alunos não somente o aspecto motor ou técnico, mas seu pleno desenvolvimento como ser humano.
A Nataçao do CIDeF realiza suas atividades na piscina da Vila Olímpica da UCS. O Centro Integrado dos Portadores de Deficiência conta com o patrocínio da Rede de Postos DiTrento, Unimed e da Prefeitura de Caxias do Sul através do FUNDEL.
Equipe de Profissionais que atuam na piscina da UCS com Portadores de Deficiência Física
Grupo recebe orientações da Prof. Renata Goulart
Equipe de Basquete em Cadeira de Rodas do CIDEF na COPA RS em Erechim
O Centro Integrado dos Portadores de Deficiência Física embarca a sua delegação de basquete em Cadeira de Rodas nesta sexta, 7 de outubro, para Erechim na disputa da COPA RS, organizado pela Federação Gaúcha de Basquete em Cadeira de Rodas em parceria com a Associação de Deficientes Físicos do Alto Uruguai. O grupo terá uma competição disputada entre 5 equipes na busca do título, são elas: Águias de Concórdia, Organização para o movimento e Desporto Adaptado (OMDA), Associação dos Deficientes Físicos do Alto Uruguai (ADAU), Falcões do Oeste e o CIDEF-UCS-Ditrento-Prefeitura de Caxias do Sul.
A equipe é a atual bi-campeã Gaúcha da modalidade e esta em preparação para o Campeonato Brasileiro da 3ª divisão que ocorrerá em Fortaleza no final do mês. A comissão técnica acredita que trata-se de uma ótima oportunidade para obter ritmo de jogo para o principal compromisso do CIDEF no ano. O elenco, treinado pelo Prof. Tiago Frank estréia contra a equipe da casa às 9h do sábado. A tarde retorna a quadra para enfrentar Águias de Concórdia às 15h. No domingo encara os Falcões do Oeste às 9h encerra sua participação às 14:30 contra a OMDA.
A expectativa é de fazer bons jogos com vistas no brasileiro. A equipe da OMDA e Águias de Concórdia são de Santa Cataria e foram convidadas a participar já que no estado não houveram equipes suficientes inscritas. Este episódio revela o quão frágil esta a modalidade no estado. Segundo Frank, "no Regional Sul nos deparamos com equipes em outro patamar competitivo, diferente do nosso estado onda há pouca mobilização. Enfrentar estas equipes, que estão atuantes todo o ano servirá como suporte para sabermos como esta a preparação do grupo para o brasileiro no fim do mês. De todas formas, entraremos na competição afim de trazer mais um título para Caxias do Sul."
Visita a Nova Prata.
A equipe de basquete em cadeira de Rodas do CIDEF esteve em visita a cidade de Nova Prata no último mês participando do calendário de eventos da semana de aniversário da cidade. Na ocasião o grupo, a convite da Prefeitura, esteve durante uma tarde na escola municipal Tiradentes com o objetivo de demonstrar aos alunos da rede de ensino fundamental um pouco sobre a prática do paradesporto. Houve uma partida de apresentação, além de palestra sobre a acessibilidade. O CIDEF agradece a atenção e o carinho recebido pelo município de Nova Prata e parabeniza a iniciativa de levar a sua cidade exemplos de superação através do desporto adaptado.
Equipe do CIDEF em visita a cidade de Nova Prata
Manoel Goes Sobrinho no Tiro Esportivo
O atleta Manoel Sobrinho participará do dia 21 a 23 de outubro do campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo. A competição é organizada pelo Comitê paraolímpico brasileiro e acontecerá na cidade do Rio de Janeiro. Para Manoel, que é presidente do CIDEF, "trata-se de uma oportunidade de reativar o Cidef no Tiro Esportivo, assim conseguimos ampliar o número de modalidades que integram o centro."
Parceiros do CIDEF
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário